Saturday, December 19, 2009

Premiação dos Melhores do Ano 2009


No dia 18 de Dezembro de 2009 foi realizada a Festa do IBC na casa do Atleta Thalisson Barreto, reunindo cerca de 65 integrantes que prestigiaram o evento. Na ocasião foi feito a premiação do Campeonato IBC e dos principais destaques nos fundamentos individuais e destaques da competição:



Revelação Sub 14: Yago

Defensor Sub 14: Andrei

Melhor Atleta: Rayan Areb

Líder de Assistências: Kaique Nahan



Revelação Sub 17: Matheus Araújo

Defensor Sub 17: Leonardo Bacchus

Melhor Atleta: Giovanni Reis

Líder de Assistências: Enrique Sierra



Ainda dentro da programação foram premiados os melhores do ano, conforme ilustrado na foto acima.

O evento foi um sucesso, estamos ansiosos para a próxima temporada.

Thursday, December 17, 2009

Final do Campeonato IBC

Terminou agora a noite no Ginásio Romerão a 12ª ediçao do Campeonato IBC/Proindes tendo sido encerrado com chave de ouro devido a realização do I Torneio de enterradas da história do Clube. Na decisão de 3º e 4º Lugares do sub 14, a equipe Azul liderada por Andrey e Yago conseguiram superar os Amarelos liderados por Kaique Nahan e Marcelo. Na grande final o time vermelho nao encontrou maiores dificuldades e Rayan dominou quase toda a partida com uma tentativa frustrada no final de Iury que teve problemas com faltas em excesso. Na decisão de 3º e 4º lugar do sub 17, a experiência de Enrique Sierra foi essencial para superar a força física e explosão de Leonardo Bacchus e Tomaz Ribeiro. Enquanto que na grande final, um tanto morna, diga-se de passagem, comparado às semi-finais, Hyago, Giovanni e cia superaram a equipe de Dailton, Igor, Mauro e cia, tornando-se assim os grandes campeões da noite.
Nas disputas dos fundamentos verificou-se os seguintes resultados:
Sub 14
Lance Livre: Francisco Neto
A. Americano: Rayan Areb
3 pontos: Kaique Nahan
Enterrada: Hugo Caliri

Sub 17
Lance Livre: Giovanni Reis
A. Americano: Leonardo Bacchus
3 pontos: Giovanni Reis
Enterrada: Tomaz Ribeiro (com grande apresentação)

O torneio de enterrada merece um destaque por ter sido a parte mais prestigiada da competição. Julgados por veteranos do IBC: Bruno Kelvin (1997), Fábio Matias (1998), Ruy Nelson (1998) verificou-se equilibrio na final com Leonardo Bacchus e Tomaz Ribeiro fazendo grandes apresentações e a decisão vindo somente na enterrada final com Tomaz Ribeiro enterrando por cima de um dos atletas mirins na altura oficial.

Campeonato IBC/PROINDES


Tendo iniciado no dia 10.12.09 no Ginásio Romerão na Vila Olímpica de Boa Vista a 12ª edição do campeonato IBC/PROINDES reuniu mais de 60 atletas em duas categorias: 5 equipes Sub 14 e 7 equipes Sub 17. O campeonato tem a finalidade de promover integração entre os atletas através da competição em jogos e torneios de fundamentos: Lance livre, Arremesso americano, 3 pontos e a mais nova sensação: a 1ª competição de enterradas que se tenha conhecimento a ser realizada no estado de Roraima (aceito correções). A 5 equipes mirins iniciaram a competição de forma equilibrada, lideradas por atletas mais experientes, se é que se pode chamar de experiencia, a equipe de Kaique Nahan se destacou, perdendo apenas um jogo na fase classificatória. Esperava-se mais do time supostamente mais forte encabeçado por Hugo Caliri, Leonardo Martins e Miguel Devon mas com apenas uma vitória, perdeu a chance de ir as semifinais no confronto direto com o time de Yuri Meirelles. Rayan Areb é a grande surpresa nos tocos e Andrey como sempre tem sido consistente na defesa. Os novatos também tem se sobressaido, Ariel e Iago tem sido peças importantes em seus times, bem como Vitor, Pedro e Eduardo (da vila). No dia 17.12 acontecem as decisões de 3º e 4º lugares entres os times: Amarelos (Kaique) x Azuis (Andrey) e a grande final entre os Brancos (Iury) x Vermelhos (Rayan). No torneio de lance livre o atleta Francisco Neto conseguiu a vitória numa final equilibrada contra Hugo Caliri e no Arremesso Americano, Rayan Areb foi o vencedor.
O Sub 17 como sempre é extremamente disputado. 7 equipes: Alvorada Blacks (Tomaz e Leonardo), NBP (Daniel e Wanderson), Cauamé Tables (Enrique e Renato), São Francisco Macuxi (João Peixe e Marcus), Caimbé Hot Lines (Dailton e Igor), Los Angeles Pintos (João Vitor e Deilson) e São Vicente Nets (Hyago e Giovanni), todos liderados por atletas mais experientes. Avançam para a decisao de 3º e 4º, Alvorada Blacks, após jogo disputadíssimo contra o Caimbé Hot Lines e Cauamé Tables. A grande final tem a reedição da final da chave B entre as equipes: Caimbé Hot Lines e São Vicente Nets. Na disputa do torneio de lance livre Giovanni Reis foi o vencedor enquanto Leonardo Bacchus superou João Vitor após disputa acirrada no Arremesso Americano.

Ainda no dia 17.12 acontecerão os torneios de 3 pontos e o tão esperado torneio de enterradas, que serão julgadas por atletas componentes da equipe adulta campeã no ano de 2009. As premiações serão realizadas na confraternização do IBC na residência do técnico Thalisson Barreto.

Saturday, November 14, 2009

Objetivo - Campeão do Open 2009 Infantil


O Colégio Objetivo sagrou-se campeão do Open 2009 Estudantil organizado pelo Instituto do Desporto de Roraima vencendo na final a equipe da Escola de Aplicação por um placar de 72 x 25. O principal pontuador foi o atleta Giovanni Reis com 25 pontos. Mesmo sem os adversários tradicionais: GD, Ayrton Senna, a competição transcorreu num clima festivo.

São José - Campeão do Open 2009 Mirim


Mesmo desfalcado de 50% da equipe, a Escola São José sagrou-se campeã mirim do Open de Basquetebol 2009 organizado pelo Instituto do Desporto de Roraima, vencendo a equipe do SESI ( 31 x 18), 07 x 01 no 1º tempo. O destaque individual foi o atleta Hugo Caliri com 14 pontos. A equipe do São José encerra assim suas atividades para o ano 2009.

Monday, November 09, 2009

IBC fica com o título Estadual de Basquete

Equipe do IBC, campeã estadual de basquete de 2009 A equipe IBC de basquetebol conquistou o título do Campeonato Roraimense de Basquete, categoria adulto, evento realizado pela Federação Roraimense de Basquetebol (FRB). O IBC conseguiu o feito com uma equipe com a média de idade de 19 anos e tendo o atleta Leonardo Boston com apenas 15 anos de idade, o qual foi convocado para seleção brasileira infantil de basquetebol este ano, sendo o único atleta da região Norte a ser convocado.

O Campeonato Adulto Roraimense, que foi realizado no ginásio Romerão, teve a participação de cinco equipes, sendo que apenas quatro passaram para a fase das semifinais, com o IBC em 1º lugar, São Raimundo/Ponto i em segundo lugar, Zona Morta em terceiro e Baré em quarto lugar.

Nas semifinais os confrontos aconteceram em cruzamento olímpico, com o IBC x Baré e São Raimundo/Ponto i x Zona Morta. O IBC venceu o Baré e o São Raimundo/Ponto i venceu o Zona Morta, e os dois decidiram o título.

A fase final da competição foi realizada em forma de play offs numa melhor de três jogos, onde a equipe do IBC sagrou-se campeã derrotando o São Raimundo/Ponto i, atual campeã adulta do Estado. Depois de vencer o primeiro jogo, os meninos do IBC entraram em quadra mais aguerridos, dispostos a vencer o segundo confronto e levantar o caneco da temporada. No final o placar apontou 88 a 53 para o IBC.

A equipe campeã é dirigida pelo técnico Idio Garcia e formada pelos seguintes atletas: Renee Silva, Hyago Moura, Bruno Kelvin, Thalisson Barreto, Thiago César, Luan Pinho, João Loureto, Giovani Reis, André Candeira, Leonardo Boston e Wildegard Ferreira.

“Gostaria de agradecer à World Gyn e à Cardam pelo apoio que nos deram, pois sem a ajuda dessas empresas, nada disso poderia ter acontecido”, disse o treinador,

No mês de outubro, a equipe do IBC ficou em segundo lugar na Copa Dom Bosco de Basquetebol Adulto, realizado na cidade de Manaus-AM.
Fonte: Folha de Boa Vista/Esportes

Saturday, November 07, 2009

IBC/Vila Olimpica Campeão Adulto 2009

Da esquerda pra direita: Em pé: Leonardo, Thiago, João Vitor, Thalisson, André, Idio Jr
Agachados: Bruno, Renee, Luan, Giovanni, Hyago

No 12º ano do IBC a conquista do 1º campeonato adulto premia uma geração maravilhosa: Desde os veteranos: Bruno Kelvin, Thiago César, Thalisson Barreto e Luan Pinho, passando pelos intermediários: Renee Martins, André Candeira, aos sub 18: Wildegar Ribeiro e João Vitor, Sub 17: Hyago Jaworski e Giovanni Reis, Sub 15: Leonardo Bacchus. Pena que o tradicional pivô Fábio Matias não estivesse nessa temporada porque sem dúvida seria de grande valor. O campeonato iniciou com uma derrota para a equipe do Zona Morta que contava com a presença do pivô Thiago Cordeiro recém chegado do basquete universitário americano. O jogo foi disputado e ao final uma diferença de 3 pontos selou a vitoria do Zona Morta, tendo Thiago Cordeiro como principal pontuador. Depois sucederam-se duas vitorias relativamente fáceis contra a seleção Sub-17 comandada pelo técnico Carlos Gustavo e o Baré com um grupo mesclado de veteranos e jovens revelações. Terminada essa fase a equipe dirigiu-se a Manaus para participar de um Torneio em comemoração aos 150 anos do Colégio Dom Bosco. Thiago Cordeiro foi convidado como reforço e Fábio Matias veio de Brasilia onde faz seu mestrado para participar do torneio. A equipe sagrou-se vice campeã num jogo disputadíssimo contra a equipe da Newton Lins. A viagem teve seus pontos positivos e negativos. O mais complicado foi a perda de dois atletas que ficaram insatisfeitos com sua utilização em quadra, ou seja, concluíram que ficavam muito tempo no banco: Yanis Ferreira e Tahan Kichow abandonaram a equipe para tristeza do grupo. Todavia a vida tem que continuar e a fase decisiva do Campeonato Estadual reiniciaria num jogo contra o principal adversário, a temida São Raimundo Ponto I. A equipe estava desfalcada de seus principais nomes: os irmão Jean e Juliano Medeiros, assim o jogo foi tranquilo e a equipe avançou para a fase final em 1º lugar do Grupo. Em outro jogo tranquilo a vaga foi assegurada na final contra a equipe do Baré. Na outra classificatória a equipe da Ponto I venceu o Zona Morta com facilidade, uma vez que Thiago Cordeiro não mais estava no time (devido a contrato fechado com equipe japonesa). O playoff final era aguardado com expectativa pela comissão técnica e atletas. O plano principal seria utilizar uma marcação individual quadra toda uma vez que a melhor condição física dos atletas do IBC tornava-se uma vantagem significativa. Assim o primeiro jogo foi intenso com as equipes se degladiando na quadra do Ginásio Romerão. Ao final uma vitória de 20 pontos colocava a equipe do IBC a uma vitoria do título. O jogo final chegou: todos em quadra para um momento único pelo menos para os atletas que lá estavam. Seria o fim da hegemonia da Ponto I? O jogo foi tenso como esperado, empurrões, faltas anti-desportivas, faltas técnicas, expulsões. O ruim disso tudo é que basquetebol não era pra ser assim. Contudo, deixando essas mazelas de lado a equipe do IBC sagrou-se campeã do Campeonato Adulto 2009 vencendo a equipe da Ponto I por um placar de 88 x 53. A expressão triste de Juliano Medeiros, principal nome da Ponto I marcou o momento final do jogo, mas como todo grande desportista, fez questão de dar parabéns a todos e desejar sorte nas próximas competições. Alguém poderia perguntar do técnico os destaques da equipe do IBC: Eu responderia: "todos foram de grande importância desde o nosso veteraníssimo Bruno Kelvin até o garoto Leonardo Bacchus". A grande lição: "Vale a pena fazer aquilo pelo o que você tem paixão, mas lembrando sempre que o mais importante são a amizade e a dignidade que ficam depois do jogo!" IBC Campeão Adulto 2009! Parabéns a equipe!

Thursday, July 16, 2009

Leonardo Bacchus na Seleção Brasileira Sub-15 - Grupo 2

ANDRÉ GERMANO CONVOCA A SELEÇÃO MASCULINA SUB-15

Rio de Janeiro – O técnico André Germano convocou os 43 jogadores que irão participar da primeira etapa de treinamento para o 22º Campeonato Sul-Americano Sub-15 Masculino, que será disputado de 28 de setembro a 4 de outubro em San Andrés, na Colômbia. Os atletas foram divididos em dois grupos e treinam em datas diferentes. O grupo 1 se apresenta no dia 19 (domingo), às 18h, no Sportville Barueri (Rua Mari, 100, Jardim Califórnia, Barueri, SP) e treina até o dia 25 (sábado). Já o grupo 2 começa a preparação no dia 26, no mesmo horário e local, e treina até 1º de agosto.
O técnico André Germano explica que esta é a primeira convocação dos jogadores para seleções brasileiras e que, por esse motivo, foi preciso selecionar um número grande de atletas e dividi-los em dois grupos.
— Esse processo foi adotado com sucesso no ano passado e estamos repetindo. É necessário avaliar o maior número possível de jogadores, não só para esse ano, mas para a continuidade deles em seleções, porque o objetivo é chegar ao Mundial Sub-17. A escolha dos nomes é feita a partir do acompanhamento dos Campeonatos Brasileiros regionais e também das indicações que recebemos de técnicos de todo o Brasil. O contato com os técnicos é muito importante porque precisamos de uma avaliação do dia-a-dia do jogador — disse Germano.
Segundo o técnico, nessa primeira etapa de treinos, serão trabalhados os fundamentos individuais e os conceitos de jogo ofensivo e defensivo. Germano diz também que a segunda etapa de treinos, que será em setembro, próxima à competição, terá um número reduzido de atletas.
SELEÇÃO BRASILEIRA SUB-15 MASCULINA
— Grupo 1
NOME – POSIÇÃO – IDADE – ALTURA – CLUBE – NATURAL
Dirceu Manguinho Filho – Armador – 15 anos – 1,85m - Clube Esperia (SP) – PE
Daniel Pereira Lorio – Armador – 15 anos – 1,70m – CR Flamengo (RJ) - RJ
Arthur Pecos da Silva – Ala/Armador – 14 anos – 1,82m – Palmeiras (SP) – SP
Vitor Lourenço Montes – Ala/Armador – 15 anos – 1,78m – Paulistano (SP) – RS
Fernando Comaasiro Vieira – Ala/Armador – 15 anos – 1,90m – Santo André (SP) – SP
Reinaldo Moreni Junior – Ala/Armador – 15 anos – 1,95m – Liga Sorocabana (SP) - SP
Felipe Rocha – Ala – 15 anos – 2,00m - Projeto Cestinha (RS) – RS
Felipe Lima Silva – Ala – 15 anos – 1,84m – Vasco da Gama (RJ) – PA
Leandro Rubens da Silva – Ala – 15 anos – 1,93m – Franca (SP) – (SP)
Italo Ferreira Barbosa – Ala – 15 anos – 1,88m – Clube Esperia (SP) – SP
Marcio Albino dos Santos – Ala/Pivô – 14 anos – 1,90m – Círculo Militar de São Paulo (SP) – SP
Afonso Santos Timbó – Ala/Pivô – 15 anos – 1,95m – Asbac (BA) – BA
Dimitri Chatzicharaalambous – Ala/Pivô – 14 anos – 1,95m – Terano (Itália) - SP
Rodrigo Alves de Nascimento – Ala/Pivô – 15 anos – 1,90m – Clube Esperia (SP) – SP
Rodrigo de Almeida Lima – Ala/Pivô – 15 anos – 1,88m – AE Janeth Arcain (SP) – SP
Vitor da Cunha – Ala/Pivô – 15 anos – 2,00m – CEI Natal (RN) – RN
Wesley Andrade – Ala/Pivô – 15 anos – 1,95m – Santo André (SP) – SP
Arthur Viera de Souza – Pivô – 14 anos – 2,03m - Paulistano (SP) – RJ
Luis Enrique Porto – Pivô – 15 anos – 1,92m – Paulistano (SP) – CE
Luis Henrique dos Santos – Pivô – 15 anos – 2,00m – Paulistano (SP) – SP
Gregório Vizzoto Caballero – Pivô – 15 anos – 2,00m – Automóvel Club Rio Preto (SP) – SP
Paulo Felipe Teixeira – Pivô – 15 anos – 1,98m – CR Flamengo (RJ) – RJ
Média de idade: 14,8 anos
Média de altura: 1,90m
— Grupo 2
NOME – POSIÇÃO – IDADE – ALTURA – CLUBE – NATURAL
Fabiano Juvencio Caetano – Armador – 15 anos – 1,71m – Tijuca Tênis Clube (RJ) – RS
Jhony Monteiro Lemos – Armador – 15 anos – 1,78m – Álvares Cabral (ES) – ES
João Felipe Amato – Ala/Armador – 15 anos – 1,81m – A E Mocoquense (SP) – SP
Lucas Lopes Duso – Ala/Armador – 15 anos – 1,73m – A E Mocoquense (SP) – SP
Bernardo Rocha – Ala – 14 anos – 1,80m – AABJ Joinville (SC) – SC
Marco Antonio Marson – Ala – 15 anos – 1,86m – Clube Sepam Ponta Grossa (PR) – SP
Walmir Ferreira de Lima Jr – Ala – 15 anos – 1,76m – Sport Recife (PE) – PE
Davi Augusto Santos Brito – Ala – 15 anos – 1,77m – Olímpico Club (MG) – MG
Enrico da Silveira Leite – Ala – 15 anos – 1,88m – E.C.Pinheiros (SP) – SP
Matheus Atilla Muniz – Ala/Pivô – 15 anos – 1,94m – Lance Livre/ Minas Brasília (DF) – DF
Erick Vierne – Ala/Pivô – 15 anos – 1,95m – Fluminense (RJ) – (RJ)
Leonardo Bacchus Boston – Ala/Pivô – 15 anos – 1,94m – A.R. Banco Roraima (RR) – CE
Leonardo Demetrio – Ala/Pivô – 15 anos – 1,97m – Círculo Militar do Paraná (PR) – PR
Fabio Gustavo Giffhorn – Ala/Pivô – 14 anos – 1,90m – AABJ Joinville (SC) – SC
Guilherme Martins Verardo – Ala/Pivô – 14 anos – 1,93m – E. C. Pinheiros (SP) – SP
Thiago Randazzo – Ala/Pivô – 15 anos – 2,00m – Lance Livre/Minas Brasília (DF) – PR
Vinicius Marigliano Todesco – Pivô – 15 anos – 1,98m – Círculo Militar do Paraná (PR) – PR
Stefano Fatta Laporte – Pivô – 15 anos – 1,97m – Minas Tênis Clube (MG) – PE
Gustavo Rocha Silva – Pivô – 15 anos – 1,98m – Saldanha da Gama (ES) – ES
Fernando Henrique Stafleu – Pivô – 14 anos – 2,05m – ASS Magnum Esportes (MG) – MG
Fernando Santos de Moura – Pivô – 15 anos – 1,95m – Sport Recife (PE) – PE
Média de idade: 14,8 anos
Média de altura: 1,88m
COMISSÃO TÉCNICA
Administrador: Luiz Carlos Arantes
Supervisor: José Alves Neto
Técnico: André Germano da Silva
Assistente técnico: João Batista Guia
Preparador Físico: Bruno Henrique Camargo
Médicos: Dr. Fernando Cardoso
Fisioterapeuta: Igor Siqueira
PROGRAMAÇÃO
Grupo 1
19 de julho – Apresentação no Sportville Barueri / SP (18h)
20 a 25 de julho
08h00 às 10h00 – Treino
16h00 às 18h00 – Treino
Grupo 2
26 de julho – Apresentação no Sportville Barueri / SP (18h)
27 de julho a 1º de agosto
08h00 às 10h00 – Treino
16h00 às 18h00 – Treino
Locais de treino
Ginásio Sportville Barueri – Rua Mari, 100, Jardim Califórnia, Barueri, SP
Ginásio José Correa – Avenida Guilherme P. Guglielmo, 1000, Centro, Barueri, SP
ELETROBRÁS, PATROCINADORA OFICIAL DO BASQUETE BRASILEIRO

Wednesday, April 29, 2009

Leonardo Bacchus Boston e Tomaz Rabelo na seleção de Roraima sub-15 2009

Roraima vence os dois primeiros jogos contra Amapá e Acre no Campeonato Brasileiro Sub-15 de Basquete

Na abertura do 27º Campeonato Brasileiro Sub-15 Masculino – Grupo 1 da Região Norte, que está sendo disputado no ginásio Renée Monteiro, em Manaus (AM), a seleção de Roraima estreou com o pé direito nesta segunda-feira, ao derrotar o Amapá por 75 a 44, com 31 pontos do cestinha Leonardo Boston.
No segundo jogo, o Pará derrotou o Maranhão por 69 a 40. O Amazonas ganhou do Acre por 88 a 34.
Na segunda rodada nesta terça-feira, a seleção do Pará venceu a do Amapá por 83 a 36. Ainda na segunda rodada o selecionado roraimense voltou à quadra para enfrentar o time do Acre e humilhou os acreanos com uma goleada por 105 a 37, com novo show do cestinha Leonardo Boston, que marcou 30 pontos.
Nesta quarta-feira, o time roraimense enfrentará o selecionado do Amazonas, às 20 horas.
De acordo com o regulamento do Brasileiro, as seis equipes jogam entre si em turno único, sendo campeã a que somar o maior número de pontos nas cinco rodadas. O campeão garante vaga no Brasileiro da Divisão Especial, que será realizado no mês de setembro.
No comando do time de Roraima está o técnico Carlos Gustavo Vasconcelos. Além da equipe sub-15 masculina, o treinador já dirigiu a seleção sub-15 feminina. Pelo tempo de treinamento, Carlos Gustavo afirmou que pretende brigar com as outras cinco seleções pela vaga na Divisão Especial.

Friday, January 02, 2009

Nova Geração

O ano de 2009 começa com muitas expectativas. Quem vai ser o melhor é a pergunta mais frequente. No IBC priorizamos a formação do atleta de forma global, ou seja, visamos seu desenvolvimento como atleta e como cidadão. Assim a nova geração tem a meta de manter o grupo em lugar de destaque, mas, ganhar ou perder é relativo o que mais importa é manter a tradição de nosso clube que é de formar homens de cárater. É claro que o trabalho será feito para formar atletas preparados para os desafios. Sucesso para nossos pequenos grandes homens nos próximos anos de competição.

Destaque 2008



O pivô João Vitor Loureto tornou-se o primeiro atleta do IBC/Objetivo a realizar uma enterrada em Jogos Escolares. Foi no jogo de decisão de 3º lugar contra o Instituto Batista nos JERR'S 2008. Ele agora vai alçar novos vôos, uma vez que essa foi sua última participação devido a idade! Sucesso João Vitor