Friday, September 17, 2010

São José vence Colégio Antonio Viera da Bahia




Pela última rodada da fase classificatória a Escola São José (RR) venceu o Colégio Antonio Viera (BA) por 41 x 32 com boas atuações de Andrey Santos e Rayan Areb. Embalados pela possibilidade de classificação a equipe roraimense imprimiu forte rítmo defensivo desde o início da partida, o que resultou em muitas faltas cometidas pelos principais atletas da equipe.
A equipe baiana, através do pivô Breno Calazans, fez um forte trabalho dentro do garrafão aproveitando-se da baixa estatura da equipe roraimense fechando o placar em vantagem de 18 x 14 no primeiro tempo. No entanto, com mais consistência ofensiva nos 2 últimos quartos, o time do São José - RR selou a vitória merecida para a jovem equipe.
Os erros cometidos ainda foram os mesmos: passes errados, finalizações precipitadas e leitura de jogo deficiente, mostrando ao técnico as providências que devem ser tomadas para futuras competições.
Infelizmente a classificação não se concretizou, pois, a equipe do Colégio Darwin - ES venceu as três partidas e avançou para a semi-final. Ainda assim, há motivos para comemorar: uma equipe que vinha de uma preparação limitada por falta de quadra apropriada para treinamento, poucos jogos competitivos e nenhum intercâmbio com outros estados fez uma apresentação aceitável dentro de suas possibilidades. Conclui-se que ainda não estamos preparados para ir além.
Aos atletas que avançam para outra categoria desejamos sucesso em suas novas escolas. Para aqueles que permanecem, estejam prontos para mais um ano de preparação intensa. À equipe da Escola Estadual São José reafirma seu nome na tradicional lista dos vencedores dos Jogos Escolares de Roraima na modalidade de basquetebol desejamos os sinceros parabéns pelas duas vitórias nas Olimpíadas Escolares 2010 – Fortaleza – CE.
Títulos da Escola São José/IBC no basquetebol sub 14: 1997 (Campeão), 1999 (Campeão), 2000(vice-campeão), 2002 (Campeão), 2003 (Campeão), 2004 (Campeão), 2005 (Campeão), 2006 (Campeão), 2007 (vice-campeão), 2008 (Campeão), 2009 (Campeão Open), 2010 (Campeão).
Números da Partida:
1º Quarto: BA (06) x (10) RR
2º Quarto: BA (12) x (04) RR
3º Quarto: BA (07) x (13) RR
4º Quarto: BA (07) x (14) RR
Principais Pontuações (BA): Breno Calazans (16 pts), Felipe Pereira (09 pts)
Principais Pontuações (RR): Andrey Santos (15 pts), Rayan Areb (13 pts)

Thursday, September 16, 2010

São José ganha na 2ª rodada das Olimpíadas Escolares


Em jogo disputado do início ao fim a equipe da Escola São José (RR) venceu a Escola CPMG Anapólis (GO) por 60 x 52. Com o time menos tenso do que o jogo da estréia o trio Andrey Santos, Rayan Areb e Leonardo Brandão foi mais consistente e manteve a calma necessária para ganhar o jogo no último quarto.
A equipe de Goiás contou com pontuação expressiva do lateral Gabriel Pereira que anotou 34 pontos, sendo uma pedra no sapato para a defesa de Roraima. No momento em que passou a ser marcado de forma mais pressionada por Andrey Santos sua pontuação diminuiu sendo limitado a 4 pontos no último quarto.
Vale destacar a atuação dos laterais Adauto Soares e Joel Souza que de forma mais solta contribuíram diretamente para a vitória. É interessante notar que ao jogar de forma mais coletiva a equipe rendeu mais . Os erros ainda foram muitos, especialmente no fundamento de passe e na leitura do jogo, daí o resultado do 1º tempo RR (21) x GO (28), fato que se deve a imaturidade dos atletas e a carência de mais jogos competitivos. No entanto, sem dúvida, o grupo mereceu a vitória e se concentra para outro jogo difícil desta vez contra a Bahia.
Números da partida:
1º Quarto: RR (08) x (10) GO
2º Quarto: RR (13) x (18) GO
3º Quarto: RR (18) x (14) GO
4º Quarto: RR (21) x (10) GO
Principais Pontuações (RR): Leonardo Brandão (12 pts), Andrey Santos (13 pts), Joel Sousa (09pts), Rayan Areb (18 pts), Adauto Soares (08 pts)
Principais Pontuações (GO): Gabriel Pereira (34 pts), Mateus Silva (12 pts)

Wednesday, September 15, 2010


A ansiedade e o nervosismo da estréia foram fatores decisivos na derrota da Escola Estadual São José (RR) contra a Escola Darwin (ES). As rotações obrigatórias da competição não foram satisfatórias e somadas a tensão dos atletas mais jovens resultaram em erros bobos culminando com um placar de 22 a 13 para o ES ao término do 1º tempo.
A partir do 3º período, a ação conjunta dos atletas Andrey Santos, Rayan Areb e Leonardo Brandão rendeu frutos e a diferença no placar diminuiu. Entretanto, erros básicos de passes, finalizações precipitadas e lances livres perdidos (9/22) não permitiram a virada e mesmo com a atuação positiva do novato Joel Sousa (10 pontos somente no 4º quarto) a equipe não conseguiu a vitória saindo da quadra insatisfeita por saber que podia ter sido diferente. Importante ressaltar o trabalho aplicado do pivô Leonardo Brandão nos rebotes ofensivos e defensivos. Resultado final do jogo: Escola Darwin (ES) 49 x São José (RR) 41.
Números da partida:
1º Quarto: ES (11) x (08) RR
2º Quarto: ES (11) x (05) RR
3º Quarto: ES (16) x (13) RR
4º Quarto: ES(11) x (15) RR
Principais Pontuações (ES): André Cassoti (17 pts) e Mateus Cerqueira (12 pts)
Principais Pontuações (RR): Leonardo Brandão (08 pts), Andrey Santos (09 pts), Joel Sousa (14 pts) e Rayan Areb (10 pts)

Tuesday, September 14, 2010

IBC vence o Quadrangular Interestadual RR x AM de Independência



A equipe adulta do IBC composta pelos atletas: Armadores: Thiago Reis, Hyago Jaworski, Fernando Nunes; Alas: Thalisson Barreto, Luan Pinho, Giovanni Reis, André Candeira, Renee Martins e Pivôs: Wildegar Ribeiro, João Vitor Loureto, Dailton James, Eduardo Souto, conquistou o Quadrangular Interestadual de Independência RR x AM de forma invicta vencendo na 1ª rodada a equipe do Baré/ARBR por diferença superior a dois digitos, com destaques para os atletas mais jovens Hyago Jaworski, Fernando Nunes, João Vitor Loureto, Giovanni Reis e André Candeira. Na 2ª rodada contra a equipe do São Raimundo/Veteranos foi preciso muita ação defensiva para conter Juliano Medeiros servido pelo armador revelação Bentinho Bríglia. Tirando uma diferença de 10 pontos colocadas no final do 2º quarto, o quinteto do IBC armado por Fernando Nunes conseguiu conter Bentinho Bríglia e Juliano e ao final do jogo com a entrada de André Candeira, o gás que era necessário para a virada veio e o resultado positivo empolgou a equipe para a conquista do torneio. Ao final da partida o capitão da equipe adversária Juliano Medeiros comentou com Thalisson Barreto que agora a equipe do São Raimundo também contava com atletas mais jovens para futuros embates entre os tradicionais adversários.
O jogo final foi exatamente como se esperava, truncado do início ao fim. A equipe pesada do Centro Educacional Dom Bosco (AM) lideradas pelo cestinha geral e dos 3 pts da competição Leopoldo Júnior começou o jogo embalada e abriu logo uma diferença de 17 pts. A defesa individual simplesmente não surtia resultados. Parecia que tudo já estava definido, porém, a equipe do IBC resolveu arriscar uma mudança tática optando por um box one, com Thalisson Barreto fazendo uma defesa sem descanso para o cestinha. A mudança tática surtiu efeito e com o auxilio defensivo de Fernando Nunes no principal atleta do Dom Bosco a diferença começou a cair. Bolas de 3 pts providenciais de Thalisson Barreto trazem o time do IBC de volta ao jogo. O empate chega com a quinta falta de Leopoldo. O mesmo não aceita a decisão dos árbitros e ameaça agredir o árbitro principal que o desqualifica do jogo. O resultado é confirmado com lances livres de Giovanni Reis dando a vitória a equipe do IBC. Um fato triste foi a não aceitação do resultado pela equipe amazonense que saiu da quadra dizendo que a arbitragem havia tendenciado o jogo. Assim, parte da equipe se recusa prontamente a receber a premiação. Enfim, no basquetebol alguém tem que ganhar e alguém tem que perder. No entanto o mais importante é saber ganhar e saber perder. Parabéns a equipe adulta do IBC. É importante citar as 2 bolas de três pontos de Thiago Reis durante toda a competição.