Thursday, December 21, 2006

Campeonato IBC 2006


Momentos de confraternização de descontração dos atletas do IBC durante o Campeonato IBC 2006

Campeonato IBC 2006


Hoje dia 20 de Dezembro terminamos mais uma edição do Campeonato IBC. Fizemos o pré mirim masculino o mirim feminino e o mirim masculino. A confraternização como sempre é o ponto alto e fechar o ano com chave de ouro é sempre o mais importante. Premiaremos os destaques na festa de confraternização do IBC que será no dia 22.12.2006, na residência dos Baraúnas.

Saturday, December 02, 2006

Notícias Atrasadas dos JEBS


Luiz Valério

A equipe masculina basquete (Escola são José) conseguiu a segunda vitória na competição e deve ir às quartas de final das Olimpíadas Escolares. O placar do jogos desta segunda-feira foi de 63 a 59 para a equipe roraimense. O placar foi apertado, mas durante boa parte do jogo os meninos do São José estiveram com uma vantagem de 16 pontos na frente da Escola Santíssima Trindade, de Santa Catarina. Mais uma vez, a estrela do jogo foi o armador Hyago, que comandou a apresentação de alto nível apresentada pela equipe de Roraima. "Basquete e a grande paixão da minha vida. Jogo cada partida com muito prazer", disse o armador de 14 anos, que pratica a modalidade há três.
Roraima vence no basquete

O basquete masculino de Roraima conseguiu uma importante vitória neste domingo (19) contra a representação de Mato Grosso do Sul, nas Olimpíadas Escolares Brasileiras, em Poços de Caldas, Minas Gerais. Os meninos da Escola São José derrotaram os adversários da Escola Presbiteriana e Braga (MS) pelo placar de 74 a 39.
A apresentação dos atletas da Escola São José foi impecável. A equipe se mostrou segura e entrosada em quadra, o que contribuiu para que o representante roraimense dominasse o jogo e mantivesse um nível elevado do começo ao fim. O destaque da partida foi o armador Hyago, que com estilo, rapidez e precisão municiou seus colegas de equipe com jogadas que resultaram em pontos importantes para assegurar a vitória. Durante toda a partida a equipe de Roraima esteve à frente do placar. Já no final do jogo, o time sulmatogrossense tentou esboçar uma reação, mas encontrou uma barreira quase intransponível na marcação dos meninos do São José. Além de armar as jogadas mais importantes da equipe, Hyago roubou bolas com precisão, impedindo o adversário de pontuar.

3 anos Consecutivos

2004, 2005 e 2006. Três anos contribuindo decisivamente para o basquetebol de Roraima. Hyago e Eduardo começaram ainda novos, com 11 anos cada um e se esforçaram de forma continua pra melhorar seus fundamentos e conhecimentos básicos sobre o jogo e no seu auge que foi o último ano levaram o São José a duas vitórias importantes nos JEBS. Nesses três anos Hyago tem superado a dor de um problema no joelho e Eduardo esteve algum tempo afastado por motivos pessoais. Mas na hora que precisaram agir, assim o fizeram. Em 9 anos de São José Hyago e Eduardo são os unicos que ficaram 3 anos consecutivos! Agora em sua nova fase, desejamos sucesso e ainda mais superação!

Algumas Imagens de 2006


O ano ainda nao terminou, mas já temos algumas imagens interessantes e marcantes do ano de 2006. Muitas coisas boas aconteceram. Roraima vice-campeão brasileiro com 10 atletas do IBC mais o técnico, São José penta campeão dos Jogos Escolares de Roraima, São José vice-campeão Geral dos JERR'S, 5 vezes participando dos JEBS, amistosos com a vila olimpica e ainda as palestras educativas lançadas como forma de redirecionar atletas quanto as regras de excelência do IBC. Participamos das Olimpiadas Brasileiras - JEBS 2006 de forma muito produtiva, ganhamos 2 de 3 jogos e por pouco nao fomos adiante para ficarmos entre as 8 melhores equipes mirins do Brasil. Enfim o ano ainda nao terminoum, ainda temos os Campeonatos IBC 2006, logo as fotos estarão disponiveis.

Wednesday, November 29, 2006

IBC também no atletismo de alto rendimento


Keely Medeiros, garotinha tímida que estudou na Escola Estadual São José até bem pouco tempo atrás! Era forte! Isso nao se pode negar, porque vivia pra perseguir os meninos, pra bater neles é claro! Não se pode afirmar se batia porque amava ou odiava, pessoalmente prefiro sempre acreditar que era porque amava! Afinal, como alguem com aquele sorriso e abraço forte poderia machucar alguem?O basquete entrou nessa história meio que por acaso. Precisavamos de alguem forte no time pra trabalhar na posição de pivô, entao convidei a Keely. Foi uma combinação tão perfeita que ela ate viajou conosco pela seleção tendo poucos meses de treinamento. Devo admitir que ela superou minhas espectativas. Foi uma verdadeira "xerife" do garrafão, ao ponto do técnico de uma das equipes adversárias vir perguntar o que ela fazia para nao ser deslocada no garrafão, "ela não se move!!" dizia o treinador. Depois disso ela nos deixou e alçou vôo para outras experiencias, ainda convivendo com basquete por algum tempo. Mas foi no atletismo que nossa tímida garota achou seu verdadeiro caminho para o sucesso. Títulos nao faltam: 1ª do Ranking Brasileiro Juvenil, 3ª do Ranking Brasileiro Adulto, 11ª no Campeonato Mundial Juvenil na China, 1º Lugar nas Olimpíadas da Lusofonia em Macau, na China e ainda por cima esta pleiteando uma vaga para participar do Pan do Rio de Janeiro em 2007. Essa moça é simplesmente uma das esperanças futuras do esporte de nosso país. Pena que nossa mídia local não veja isso. MAS NÓS VEMOS!!! O IBC sempre procura divulgar os feitos de nossos membros e Keely, assim como Thiagão que esta nos Estados Unidos, é um dos exemplos perfeitos de garra e coração, porque dentro daquele corpo forte tem um coração que tem lugar pra todos. Keely é inspiração para os mais jovens porque consegue mostrar que lutar pelos seus sonhos é possível, basta querer! Sucesso e muitas bençãos é o que todos nós desejamos a nossa querida e amada Keely Medeiros atleta do São José, do IBC, de Roraima e agora do Brasil e do mundo.

Saturday, November 04, 2006

Thiago inicia bem sua temporada nos Estados Unidos


Estamos todos torcendo pelo sucesso de nosso grande amigo Thiago Cordeiro que começou de pé direito sua temporada nos Estados Unidos. Vou tentar manter as noticias em dia.

Sunday, October 29, 2006

Destaques


Eduardo Santiago: MVP do Jogo
Joao Paulo Peixoto: Melhor Defensor
Luan Portela: MVP 2005

Equipe 2006 - JDSJ


Em pé: Eduardo, João Paulo Peixoto, João Paulo Batista, Igor e Andrey
Agachados: Mauro, Fernando, Elcijânio e Hyago

Jogos Desafios São José 2006


Equipe 2005:Alyson, João, Enrique, Chairan, Luan, Yanis.

Saturday, September 02, 2006

São José 5 vezes campeão dos JERRs


São José inicia preparação para os JEBs

Após serem pentacampeões dos Jogos Escolares de Roraima no basquete masculino, categoria mirim, os atletas da escola São José voltam às quadras na próxima terça-feira (5), quando começam os preparativos para a participação nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs).
A equipe teve uma campanha invejável nos jogos escolares regionais vencendo todos os adversários e levantando o troféu de forma invicta. A participação nos JEBs vai ser a quinta consecutiva dos garotos. Em todas as participações as melhores colocações foram alcançadas em 2003 e 2004, quando o São José ficou entre as dez melhores escolas do País. Em 2005, o resultado não foi tão bom.
O time foi eliminado logo na fase classificatória, mas o resultado era previsível, já que a equipe caiu em uma chave forte com equipes de Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul.
O técnico da equipe, Ídio Garcia, disse que espera que este ano a escola tenha mais sorte no sorteio das chaves para que possa ir mais longe na competição. “Não que estejamos escolhendo adversários, mas o nível das equipes do Sul e Sudeste é reconhecidamente superior ao nosso”, explicou.
Os jogadores Hyago, Fernando, Mauro, Elcijânio, João Paulo Batista, João Paulo Peixoto, Cássio e Andrey estão confirmados para representarem a escola nos JEBs. Apenas o Armador Hyago e o Lateral Fernando são remanescentes da equipe de 2005.
O capitão Hyago acredita que este ano o time poderá desempenhar um melhor papel nos JEBs. “Estamos em um bom momento técnico. Isso ficou evidente durante os jogos escolares, mas temos que manter este nível para a etapa nacional dos jogos”, alertou.
AMISTOSOS – Uma série de amistosos preparatórios para os JEBs já está programada pela equipe. A primeira competição vai acontecer este mês entre as escolas melhores colocadas nos Jogos Escolares de Roraima.
No início de outubro está programada outra competição. A escola São José vai participar em Manaus de um intercâmbio com as escolas que foram campeãs dos Jogos Escolares do Amazonas. Na segunda quinzena de outubro a escola São José vai jogar amistosos em Boa Vista contra o time da escola Dom Bosco do Amazonas.

Tuesday, July 04, 2006

Thiagão volta pros Estados Unidos



Thiago Prado se destaca em competições dos EUA

Ribamar Rocha

Foto Divulgação
Thiago Prado (com a bola), durante jogo da Liga Universitária dos EUA
O pivô Thiago Prado, pernambucano de nascimento, mas roraimense de coração, vem se destacando na ‘NJCAA’, Liga Norte Americana de Basquete Universitário. A última proeza do atleta foi quebrar o recorde de ‘toco’. Antes de um norte-americano, com 122 tocos, agora pertence ao brasileiro, com exatos 140 tocos feitos durante os 29 jogos do campeonato da Liga deste ano.
De férias, veio para Roraima visitar os pais e os muitos amigos. Filho do funcionário público Jorge Cordeiro, este atleta de 2,6cm e 20 anos, já defendeu as cores do time do Iate Clube, onde se sagrou campeão nas diversas competições que disputou. Hoje se destaca no time da Universidade Barton Coutry Community College, no Estado do Kansas, Estados Unidos, onde está há dez meses, saindo de Roraima.
“Sempre que posso venho a Roraima rever os amigos e passar um pouco de experiência para os atletas mais jovens daqui. Tenho uma amizade e um respeito muito grande pelo treinador Idio Garcia, que muito me ensinou para chegar aonde cheguei”, disse.
Mesmo em recuperação de uma cirurgia que fez no ombro direito, Thiago aproveitou as férias e participou de cinco treinos da equipe do Iate Clube. “Estava até confirmado que iria fazer algumas palestras com os jogadores mais novos, sobre técnicas e treinamentos, mas infelizmente meu treinador me ligou e pediu que antecipasse minha volta, o que faço amanhã (hoje)”, disse.
Segundo Thiago, a recuperação da cirurgia foi rápida e pretende retornar aos treinamentos o mais breve possível. “Quando retornar aos EUA vou fazer os exames de rotina e devo reiniciar os treinos no final deste mês”, disse.
No retorno, Thiago Prado disse que vai analisar as muitas propostas que tem recebido de outras Universidades dos EUA. “Estou bem na Barton e dificilmente sairei de lá, mas estou analisando bem cada proposta”, finalizou.

Sunday, May 07, 2006

SELEÇÃO 2006


Seleção Infanto de Roraima (2006) : Em pé: Fabio(aux. técnico), Idio (técnico), Alyson, André, Pablo, Chairan, Willdegar, Luan. Sentados: Hyago, César, Igor, Renee, Fernando e Yanis

Monday, May 01, 2006

Treinador do Pará elogia a FRB pela organização


Ribamar Rocha


O treinador da seleção do Pará, Said Fraiha, destacou a atuação do time roraimense e elogiou a Federação Roraimense de Basquete (FRF) pela organização do campeonato e pela recepção que teve em Roraima.
“Quero parabenizar o presidente da Federação pela organização não só na competição, mas na hospedagem e na dedicação que teve com todas as delegações. Isto faz a gente que vem de fora levar uma imagem bastante positiva de Roraima”, disse.
Sobre a seleção roraimense, Said destacou o nível dos atletas e disse que Roraima está no caminho certo. “Percebi que existe uma união no basquete de Roraima e isto é muito bom para o crescimento da modalidade, vocês têm atletas de bom nível e se não venceram na final foi porque não aproveitaram os detalhes e graças a Deus nós fizemos isso melhor e saímos vencedores”, disse.
Por sua vez o técnico Ídio Garcia destacou o selecionado paraense e reconheceu que sua equipe não rendeu o esperado. “Deixamos de pegar alguns rebotes importantes e a vitória do Pará foi por mérito deles que jogaram muito bem e valorizaram muito a final e saíram com a vitória e o título”, disse.
O armador André Candeira, o cestinha da equipe e do campeonato, embora triste pela perda do título, disse que está pronto para defender o selecionado no próximo ano. “Agora é treinar mais e se dedicar mais e estar pronto para o próximo ano”, disse. Sobre o que faltou à equipe, ele foi claro. “Faltou calma aos jogadores, estavam todos apressados e isso fez a diferença na hora de fazer a melhor jogada”, disse.

Vice campeão 2006



Pará vence Roraima e fica com o título do XXIV Brasileiro Infanto de Basquete

Ribamar Rocha

O jogo foi muito disputado e teve emoções até os últimos segundos
Num jogo emocionante e que contou com um bom público no ginásio Totozão o selecionado do Pará venceu Roraima por 70 a 66, em jogo realizado na manhã de ontem, e conquistou o título do 24º Campeonato Brasileiro Infanto Masculino de Basquete, Grupo 1. O campeão vai representar o Estado na Divisão Especial de 2007.
Os comandados do técnico roraimense Ídio Garcia até que começaram bem e abrindo boa vantagem no primeiro quarto de tempo chegando a abrir 16 pontos de vantagem, mas deram espaço para a reação e o primeiro quarto terminou em 24 a 15 para Roraima.
A partir daí o que se viu foi um time sem vibração, em alguns momentos desatento e mostrando desgaste físico, talvez pelo fato de terem vencido o Maranhão na noite de sábado num jogo muito corrido e decidido apenas nos segundos finais.
No segundo quarto de tempo os paraenses tiraram sete dos nove pontos que Roraima havia imposto no primeiro quarto e venceram por 20 a 13. Na volta do intervalo os roraimenses esboçaram uma reação, mas novamente erraram muitos passes e as bolas teimavam em não cair. O resultado foi nova vitória paraense no terceiro quarto de tempo, desta vez por 20 a 18 e deixando tudo igual no placar: 55 a 55.
A decisão vai para o quarto e último tempo. Já sem forças, os comandados de Ídio Garcia praticamente se entregaram e foi visível a superioridade do Pará que armou uma forte marcação e só partia em segurança para o ataque e aos poucos foi construindo a vitória e segurando o resultado até o apito final. Placar final Roraima 66 x 70 Pará.
Ao final da decisão o resultado classificatório foi o seguinte: 1º lugar – Pará; 2º Lugar – Roraima; 3º Lugar – Maranhão; 4º Lugar Amapá e 5º Lugar - Acre.
Tão logo encerrou o jogo final o presidente da Federação Roraimense de Basquete, Bento Bríglia, fez a entrega da premiação em medalhas e troféus aos três primeiros colocados, além de medalha para o cestinha geral do campeonato, o ala André Candeira (com 135 pontos), que também ganhou medalha como o maior cestinha de três pontos do certame, totalizando 11 cestas de três pontos.
A competição começou na noite de quarta-feira e encerrou na manhã de ontem. Ao todo foram dez jogos disputados pelas cinco seleções de Roraima, Amapá, Acre, Maranhão e Pará. Confira os resultados dos jogos. Na quarta-feira jogaram: Pará 134 x 12 Acre e Roraima 96 x 52 Amapá; na quinta tivemos Amapá 82 x 23 Acre e Maranhão 51 x 54 Pará. Na sexta-feira os resultados foram de Amapá 30 x 83 Maranhão e Roraima 138 x 13 Acre. No sábado, Pará 81 x 43 Amapá e Roraima 71 x 66 Maranhão. E encerrando a competição, no domingo pela manhã tivemos Acre 18 x 126 Maranhão e Roraima 66 x 70 Pará. Todos os jogos foram realizados no ginásio Totozão.
Ao final o presidente da Federação Roraimense de Basquete (FRB), Bento Bríglia disse que a equipe roraimense atuou bem e falou que o treinamento continua para as competições futuras.
“Não querendo justificar a derrota, mas posso afirmar que nossa equipe está sendo preparada com um trabalho visando o futuro. Teremos esta mesma base para o ano que vem e chegaremos forte no próximo ano e com reais chances de conquistar o título”, disse.
Quanto à derrota, o presidente creditou a falta de controle emocional dos atletas. “É normal atleta desta idade não se ligar e acompanhar o que está realmente acontecendo no jogo, e que faltou aos nossos atletas foi um pouco mais de controle emocional”, afirmou.
O técnico Said Fraiha, da equipe do Pará, armou sua equipe com os seguintes atletas: Thiago Brás (Pivô), Samuel (Pivô), Arlém (Ala), Luiz Paulo (Armador), Aurélio (Pivô), Fábio (Armador), Gabriel (Armador), Ramon (Ala) Rafael (Ala) e Gustavo (Pivô).
Já Ídio Garcia, técnico do selecionado roraimense, teve à sua disposição os alas André, Reneê, Ygor, César e Hyago. Os armadores Fernando, Chatran, Yanis e Alyson. Os pivôs Wildegar Luan e José, além do ala/pivô Pablo.

Saturday, January 28, 2006

Seleção Infanto Juvenil - 2006


Em fase inicial de avaliação a Seleção Infanto de Roraima enfrentou a seleção do Amazonas em três jogos amistosos realizados no Ginásio da Escola Penha Brasil em Boa Vista. A seleção Amazonense ganhou os três jogos. Para inicio de treinamento estamos no caminho certo. Na foto: da esquerda pra direita: Yanis, Chairan, Igor, Fernando, Rafael (na frente), Luan, Wildegar, César, André e Alyson.